O fenômeno “chuva preta”, que vinha sendo previsto nos últimos dias com a previsão de chuva combinada com a fumaça decorrente das queimadas, foi registrado na manhã desta sexta-feira (13) em Santa Catarina. A Grande Florianópolis também teve registros.
Segundo informações da Defesa Civil estadual, houve ocorrências de “chuva preta” na Serra catarinense, Oeste, Alto Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis, com um registro na Capital e outro em São José. Até o início da tarde, ao menos oito cidades haviam registrado o fenômeno, conforme a Defesa Civil.
O laboratório de Controle da Qualidade do Ar da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) fez a coleta da chuva registrada em Florianópolis na madrugada entre quinta e sexta-feira, e confirmou a ocorrência. Vídeos produzidos pela equipe mostram recipientes, usados para coletar a água, escuros por conta da fuligem trazida com a chuva.
A água coletada em horários como as 5h desta sexta-feira também aparece escura. Conforme o professor Leonardo Hoinaski, que supervisiona o laboratório da UFSC, a coloração denota a presença da fuligem que estava na atmosfera nos últimos dias e que vinha sendo percebido no ar.
A Defesa Civil divulgou no início da tarde uma lista atualizada de cidades de Santa Catarina que registraram a “chuva preta”. Confira quais são:
- Maravilha
- Bom Jardim da Serra
- Florianópolis
- São José
- Rio do Sul
- Chapecó
- São Miguel do Oeste
- Belmonte