Chuva de granizo atinge a Grande Florianópolis e surpreende moradores de Palhoça

Chuva de granizo atinge a Grande Florianópolis e surpreende moradores de Palhoça
Foto: Augusto Fagundes/Divulgação

Um temporal com chuva de granizo em Palhoça atingiu regiões da Guarda do Cubatão e Bela Vista, na tarde de segunda-feira (24). Vídeos gravados por moradores registraram o momento em que pequenos blocos de gelo atingiram as residências.

A chuva começou por volta de 16h35 na região e durou aproximadamente uns 30 minutos. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a queda de granizo em Palhoça na segunda-feira foi resultado de um padrão climático característico do verão, que persiste mesmo com a chegada do outono.

“Esse padrão é irregular enquanto numa área ocorre temporal numa área próxima vizinha nada acontece, assim como em São José teve a condição de tempo Palhoça, teve granizo, teve locais da redondeza que não aconteceu nada”.

Essa irregularidade é típica dos temporais desta época, que se formam a partir da combinação de três fatores principais:

1) Calor intenso com temperaturas acima de 30°C

2) Alta umidade relativa do ar

3) Queda na pressão atmosférica em superfície

Padrão climático atual

Scheuer explica que as fortes correntes ascendentes e descendentes dentro das nuvens cumulonimbus (que podem atingir até 12 km de altura) são responsáveis pela formação do granizo. Esse mecanismo ocorre quando as gotículas de água super-resfriadas são mantidas em suspensão por ventos intensos, acumulando camadas de gelo até ficarem pesadas o suficiente para cair.

“Esse padrão é bastante comum nessa época do ano de verão. Lembrando que nós estamos no outono, mas a característica ainda é marcada por condições bem típicas de verão”, explica o meteorologista.

Piter destaca ainda que uma frente fria prevista para o final de março e início de abril pode trazer mudanças no temp. Porém, o calor deve retornar até que novas frentes frias em abril consolidem de fato o padrão outonal, com temperaturas mais amenas e chuvas regulares.

“Então, essa ‘briga’ entre outono e verão deve marcar presença até o início de abril. Após isso, com a chegada de mais duas frentes frias no início de abril, a condição se estabiliza para outono. Aí volta a ficar mais friozinho e a ter chuvas mais regulares”, pontua Scheuer.

Confira o vídeo:

Com informações ND+.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%