Chuva avança em Santa Catarina e causa problemas em diversos municípios

Chuva avança em Santa Catarina e causa problemas em diversos municípios
Nas últimas 24 horas, foram 122 mm de chuva em Praia Grande | Foto: Divulgação/Defesa Civil

Municípios do Oeste e Sul de Santa Catarina enfrentam problemas desde quinta-feira (2) em função do fenômeno climático que afetou o Rio Grande do Sul e agora causa transtornos pelo Estado.

Uma morte já foi registrada, em Ipira, Meio-Oeste do Estado. Um idoso de 61 anos estava em um carro que foi arrastado pela forte correnteza durante a enxurrada.

A cidade de Praia Grande, no Sul , tem pelo menos 30 pessoas fora de casa em função das chuvas. Choveu quase 200 milímetros e muita água que desce da região dos Canyons acaba passando por pelo município.

A Prefeitura da cidade realizou a abertura de espaços públicos para receber vítimas da chuva e cancelou as aulas. Houve ainda bloqueio na SC-290, que dá acesso a cidade.

No meio de tudo isso, o prefeito Elisandro Fanica precisou desmentir informações falsas que circulavam nas redes e que poderiam causar pânico.

“Está circulando um vídeo onde é informado que se estourar a barragem de São Francisco de Paula ela pode descer pra cá e inundar tudo. Essa notícia não é correta, essa barragem se estourar vai descer na bacia do rio Caí”, reforçou.

Quatro pessoas estão desalojadas em Orleans e outras 16 em São João do Sul. No Oeste, Capinzal, Erval Velho e Concórdia foram as cidades com maior volume de chuva nesta quinta.

Em Capinzal, uma enxurrada invadiu salas comerciais e chegou a causar um desabamento. Por lá, um ônibus escolar com cinco alunos chegou a ser arrastado pela correnteza.

O incidente aconteceu no Distrito de Alto Alegre, no interior do município, quando um córrego transbordou e a correnteza atingiu o ônibus que se dirigia para o interior.

Os estudantes teriam utilizado as janelas e o alçapão do teto do ônibus para sair. A Defesa Civil Municipal informou que todos foram retirados do veículo em segurança.

Ao todo, já foram registrados estragos em 12 cidades catarinenses: Praia Grande; São João do Sul; São Joaquim; Urupema; Painel; Balneário Rincão; Urussanga; Criciúma; Içara; Orleans; Alto Bela Vista e Ipira. O alerta agora é para enchentes no entorno do Rio Uruguai, no Oeste.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%