A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Florianópolis fez uma solicitação para que se intensifique a fiscalização nas ruas do Centro e nos balneários, inclusive aos sábados, para coibir o comércio clandestino realizado por vendedores ambulantes. Foi apontado pela Câmara que há registro do aumento diário dos vendedores irregulares, sendo reflexo para a pré-temporada.
De acordo com a CDL, mesmo com o lançamento dos editais para os ambulantes para a temporada de verão por parte da prefeitura, é possível acompanhar o crescimento diário e de forma desordenada de vendedores ilegais, que tiram o emprego dos trabalhadores formais e prejudica o munícipio.
Para o presidente da CDL de Florianópolis, Marcos Brinhosa, é inaceitável que a concorrência desleal ocorra de forma livre, prejudicando os geradores de emprego e renda. “É preciso mais fiscalização para que essa prática seja inibida antes mesmo de começar a temporada de verão”, reclamou Brinhosa.
Segundo a PMF, a fiscalização por parte da Susp (Superintendência de Serviços Públicos) e Guarda Municipal no comércio na região central, “ocorre diariamente, de forma constante”. Mesmo assim, a prefeitura informou que irá reforçar a fiscalização nos pontos de maior movimento no Centro.
A prefeitura pede que cidadãos ao verificarem a presença de ambulantes nas praias antes do início legal das atividades, ou verificarem ambulantes ilegais nas ruas, podem realizar a denúncia por meio do e-mail da Susp (susp.gab@gmail.com) ou GMF, no telefone 153.