CASAN firma termo de cooperação para aumentar a análise de balneabilidade das praias do IMA

A CASAN firmou um termo de cooperação com o IMA (Instituto do Meio Ambiente), Corpo de Bombeiros e Secretaria Estadual de Saúde para aumentar a capacidade de análise da água das praias do Estado e agilizar a emissão de laudos de balneabilidade. A soma de esforços vai viabilizar uma segunda coleta semanal de balneabilidade, durante a alta temporada, nas praias que apresentam maior fluxo de banhistas e estão sujeitas a mais variações de qualidade.

O acordo foi assinado pelo governador Jorginho Mello. Laudelino Bastos, futuro diretor-presidente da Casan, Carmen Zanotto, secretária estadual da Saúde, Sheila Meirelles, presidente do IMA, e o coronel Fabiano de Souza, comandante geral do Corpo de Bombeiros, participaram da reunião.

A participação da companhia de saneamento será feita por meio de disponibilização de frascos para amostragem e preservação das amostras coletadas. A CASAN fornecerá também kits de análise que englobam meio de cultivo da amostra e cartela para quantificação de resultado, além de equipamento para lacrar as cartelas de incubação e quantificação. Pessoal capacitado em seus laboratórios certificados junto ao Inmetro também fará parte da força-tarefa. Os resultados continuarão sendo disponibilizados no relatório de balneabilidade no site do IMA.

A CASAN mantém dez laboratórios de Controle de Qualidade da Água distribuídos no território de Santa Catarina. As unidades localizadas nos munícipios de Chapecó, São Miguel do Oeste, Iomerê, Rio do Sul, Curitibanos, Mafra, Balneário Piçarras, Florianópolis, Pescaria Brava e Criciúma realizam análises físico-químicas e microbiológicos da água bruta, tratada e distribuída.

São realizados ao ano aproximadamente 500 mil ensaios de monitoramento dos parâmetros básicos recomendados pelo Ministério da Saúde (cloro residual, turbidez, cor, coliforme total e Escherichia coli). Além disso, cerca de outras 3 mil análises anuais são feitas em complemento aos parâmetros básicos, cumprindo com o monitoramento completo exigido pela legislação.

As coletas decorrentes do termo de cooperação serão ampliadas em 82 pontos nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, Itapema e Itajaí. A parceria também prevê a participação do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), que realizará a pesquisa de carga viral em alguns pontos sensíveis. A ampliação do monitoramento da qualidade das águas se dará entre o período de 23 de janeiro até 31 de março




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%