Começa nesta quinta-feira (26) uma varredura da Casan em imóveis dos bairros Ingleses e Santinho para verificar as ligações de água potável. O mutirão será em parceria com a prefeitura de Florianópolis e faz parte de um pacote denominado Pacto pelo Saneamento, que será exposto no mesmo dia.
Os trabalhos são uma reação às praias poluídas do norte da ilha e aos casos de virose – cenário de outras cidades litorâneas de Santa Catarina. Nesse mutirão funcionários da Casan visitarão cerca de 800 residências identificadas como abastecidas exclusivamente por ponteira (poço artesiano) para explicar sobre possíveis riscos de contaminação com a água direto do manancial subterrâneo do norte da ilha.
Segundo a empresa, será uma campanha de conscientização para regularização das ligações de água, com objetivo conectar as casas à rede de abastecimento de água potável da Casan. Muitas dessas casas, estabelecimentos comerciais e condomínios já pagam pela coleta de esgoto, mas não pela água, pois utilizam as ponteiras, que não recebem o tratamento.