A câmara de vereadores de São José pode instaurar nos próximos dias uma CPI de investigação contra a Casan, para apurar possíveis irregularidades da empresa no município. O pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito é do vereador Cryslan, do partido Novo. Para ser instaurada, será necessária a assinatura de 10 vereadores, dos 19 que compõem a câmara municipal.
Entre a justificativa do pedido de CPI, o vereador elencou 5 pontos onde a Casan tem atuado com possíveis irregularidades. Estão destacados a poluição do Rio Araújo, na divisa com Florianópolis. O despejo de esgoto ilegal no mar, na região de Barreiros. A estação de tratamento de esgoto em Potecas. A constante falta de abastecimento de água no município. E, por fim, dívidas que a Companhia tem com a prefeitura de São José.
“São José é a segunda cidade que mais arrecada para a Casan. No entanto, o retorno que a empresa dá para o município está muito atrás do necessário. Acredito muito na sensibilidade dos parlamentares para a gente poder abrir essa CPI para averiguar possíveis irregularidades ambientais e contratuais. Não dá mais para a gente aceitar essa negligência da Casan”, comentou o vereador.