Na tarde deste domingo (8), no município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, um cachorro ajudou os bombeiros a aquecer seu tutor, que apresentava sinais de hipotermia. Ambos foram salvos de uma enchente que atingiu a cidade.
Primeiramente, os oficiais resgataram o homem, que estava agarrado a um poste. Próximo ao local em que o tutor foi encontrado, os bombeiros resgataram seu cachorro, que ficou preso em uma árvore.
Durante o resgate, foi constatado que o homem apresentava sinais de hipotermia. Para ajudar a aquece-lo, o cachorro deitou-se sobre o peito dele oferecendo calor adicional, que já era fornecido pelos bombeiros.
O homem foi levado ao hospital para atendimento, já o cão foi levado por uma equipe especializada até uma base operacional, onde ficará em um abrigo providenciado pelo governo local até que seu dono se recupere completamente.
A situação no município segue crítica. Diversas ruas estão intransitáveis e o risco de deslizamentos ainda é considerado alto. A Defesa Civil segue monitorando.