Na última sexta-feira (27), um homem foi preso em flagrante, acusado pelo crime de maus-tratos qualificado contra cães no bairro Caminho Novo, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Mas esse caso terminou com um final feliz. Uma cachorra que foi descartada viva em um saco de lixo foi adotada no mesmo dia.
De acordo com a Dibea (Diretoria de Bem-Estar Animal), a cadelinha que ganhou um lar no mesmo dia do resgate ficou sob a responsabilidade da pessoa que denunciou a situação de maus-tratos.
Além disso, as outras três cachorrinhas que foram encontradas na casa estão sob tutela do Bem-Estar Animal. Elas realizaram exames, castração e microchipagem para serem adotadas. Porém, o diretor da Diretoria, João Gonçalves Neto, afirma que os interessados já podem entrar em contato.
Entenda o caso de cachorra encontrada em saco de lixo
O caso repercutiu nas redes sociais após a divulgação de um vídeo que mostrava uma cachorra, ainda viva, mas gravemente ferida, dentro de um saco de lixo em frente a uma residência.
Ver essa foto no Instagram
Imediatamente, a Polícia Civil e a Dibea se deslocaram até o local para verificar a situação e encontraram mais três cães sob a “responsabilidade” do suspeito de maus-tratos.
Os animais estavam em estado crítico, em ambiente notavelmente sujo, privados de acesso à água, alimentação e abrigo adequados. Além disso, os vizinhos confirmaram que as agressões físicas contra os animais eram recorrentes.
O cão que foi encontrado dentro do saco de lixo recebeu atendimento médico-veterinário imediatamente. Já os demais animais foram resgatados e agora estão sendo cuidados pela Dibea Palhoça, aguardando a conclusão dos procedimentos necessários para possibilitar adoções responsáveis.
O suspeito foi preso em flagrante e o processo criminal foi formalizado na Central de Plantão Policial de São José, onde ele permanece à disposição do Poder Judiciário.