Bráulio da Silva Machado (FIFA) participa do debate da Pan News e fala dos desafios renovados para a temporada

Bráulio da Silva Machado (FIFA) participou do Debate da Pan News e falou dos desafios renovados para a temporada
Foto: Jovem Pan News

O árbitro catarinense Bráulio da Silva Machado, 44 anos, integrante do quadro FIFA desde 2019, disse que 2023 foi talvez o melhor ano da carreira na arbitragem, iniciada há 15 anos, e que os desafios a partir de agora são muito maiores.

Antes de iniciar a pré-temporada com os demais árbitros do Estado, no Sesi, em Blumenau até o fim de semana, participou do Debate da Pan News, no estúdio da emissora, nesta terça-feira (9).

Foi um papo descontraído e com bons temas abordados, onde Bráulio discorreu sobre o trabalho profissional como árbitro, os desafios, as viagens por mais de 20 países e também como administrar os compromissos, sem deixar de lado a atenção à família.

Participaram do programa Matheus Thiesen, Paulo Branchi, Márcio Martins, Simone Malagoli e o coordenador de esportes da Jovem Pan News, Carlos Alberto Ferreira.

Bráulio falou do atual momento da arbitragem catarinense com dois integrantes do quadro FIFA. Além dele, o outro é Ramon Abatti Abel.

“Santa Catarina sempre investiu em seu quadro de arbitragem, principalmente, no intercâmbio com árbitros de outros Estados. Foi fundamental para agregar conteúdo aos nossos profissionais. Toda a estrutura proporcionou o crescimento da arbitragem como um todo e o resultado é este reconhecimento que temos hoje em nível nacional”, disse.

A relação com Ramon Abatti Abel é muito boa, segundo Bráulio Machado.

“Não há competição entre nós, temos uma relação de parceria muito forte. Um ajuda a levar o outro, estamos sempre juntos, viajamos juntos e fizemos a preparação com o mesmo profissional. Foi um fator importante que ajudou no nosso crescimento individual”, ressaltou.

O fato de se tornar um árbitro muito conhecido, reconhecido e cobrado profissionalmente, fez com que tivesse momentos de reflexões. A exposição do árbitro dirigindo os principais jogos das principais competições do país é muito grande.

“A gente não pode deixar a família de lado.Tem que tomar alguns cuidados para dosar todo o tempo disponível e crescer profissionalmente sem prejuízo para o ambiente e atenção familiar. Tive que refletir bastante sobre isso e foi fundamental para encontrar o equilíbrio necessário”, acrescentou.

Bráulio ainda alimenta a esperança de participar de uma competição como a Copa América e a Copa do Mundo. Explicou que o profissional da arbitragem é como jogador de futebol, trabalhando para chegar ao seu máximo. Durante a entrevista, falou dos bastidores de sua experiência em dirigir uma partida no Campeonato Árabe.

“Foi fantástico, um ambiente diferente, um reconhecimento importante. Depois de mim, o Ramon também foi convidado e dirigiu um jogo por lá, onde viveu a mesma experiência. Não tem explicação os cuidados que eles têm com o profissional de fora, o conforto e a segurança que o árbitro tem quando trabalha num local como este”, destacou.

Natural de Laguna, Bráulio da Silva Machado pensou em jogar futebol, mas não foi adiante e teve experiência também como pescador.

Passou pelo surfe até chegar ao quadro da Federação Catarinense de Futebol há 15 anos. Em 2012 ingressou no quadro da CBF e em 2019 no quadro da FIFA. Tem como referência o ex-árbitro Dalmo Bozzano, outro catarinense que chegou à FIFA.

Vê a arbitragem como uma profissão com total dedicação em busca da excelência. Hoje domina o inglês e está apto para novos desafios. Mas tem a preocupação de estar preparado para parar um dia e então ter com que se preocupar, ter uma atividade para seguir no mercado de trabalho.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%