A BMW anunciou a produção do primeiro veículo eletrificado no Brasil. A marca confirmou que o X5 híbrido plug-in passará a ser feito na fábrica da marca em Araquari, Norte de Santa Catarina.
Atualmente o modelo importado é vendido pela montadora a partir de R$ 731.950. “No ano passado, a BMW alcançou um recorde de 25% de mix de vendas de modelos eletrificados no Brasil, e o BMW X5 foi o terceiro modelo mais vendido em toda a linha BMW, seguindo o BMW Série 3 e o BMW X1. Essa é uma das razões para anunciar agora a produção do BMW X5 Plug-in Hybrid no Brasil a partir do último trimestre deste ano”, destacou Reiner Braun, presidente e CEO do BMW Group América Latina.
De acordo com os executivos da marca, os primeiros veículos feitos no Brasil têm entrega programada para o último trimestre deste ano e serão similares aos que já são fabricados na Europa. Não há previsão de uma adaptação para a tecnologia flex.
“Estou orgulhoso em dizer que a planta Araquari será a única a produzir modelos a combustão interna, híbrido plug-in e flex-fuel em toda a rede de produção do BMW Group. Este é um presente único para a planta, que celebrará seu 10º aniversário em outubro”, disse Michael Nikolaides, diretor de produtos e logística do grupo BMW.
O modelo europeu conta com conjunto 3.0 a gasolina que produz 313 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, unido a um propulsor elétrico de 197 cv e 28,5 kgfm. Combinados, os dois garantem 498 cv e torque máximo de 71,4 kgfm.
O X5 híbrido faz de 0 a 100 km/h em 4,8 s e tem velocidade máxima de 250 km/h. Rodando apenas no modo elétrico, o SUV tem uma autonomia.