O binário da Avenida Deputado Antônio Edu Vieira, próximo à UFSC, começará a operar nesta sexta-feira (21), Feriado de Tiradentes. A mudança do trânsito nas proximidades da UFSC deve reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a fluidez do trânsito na região, facilitando o acesso e a saída da universidade.
Com a implementação do binário, a Rua Edu Vieira terá sentido único da Via Expressa Sul para a UFSC e a Carvoeira, pela Capitão Romualdo de Barros, terá sentido inverso. A Av César Seara continuará em mão dupla, ligando os bairros. A implementação do binário é esperada há anos pelas pessoas que frequentam o local, tanto de carro quanto a pé. A medida é apontada por muitos como a ideal para o local, já que a duplicação completa da Rua Deputado Antônio Edu Vieira teria um custo muito elevado de desapropriações.
Junto com a inauguração, também serão implementadas mudanças em algumas linhas de transporte coletivo. Elas se adaptarão ao trânsito do binário.
Entre as principais mudanças estão: substituição da 185 – UFSC Semidireto por uma nova (188 Ticen – UFSC), que passará pelo túnel, usará ônibus articulados e terá horários de fim de semana, criação da linha 180 – TITRI – Pantanal via Carvoeira e unificação de linhas Volta ao Morro.
As duas linhas Volta ao Morro Norte (135 e 137) terão horários unificados na linha 135 – Volta ao Morro Norte via TITRI. O mesmo acontece com os trajetos de Volta ao Morro Sul (136 e 138) serão agrupados na linha 138 – Volta ao Morro Sul via TITRI, também com os horários somados. A novidade é que com as mudanças, as duas linhas passarão pelo binário.
DEBATE DA UFSC
Na última sexta-feira (14), a UFSC promoveu uma audiência para discutir os impactos de obras na Edu Vieira e implantação do sistema binário.
Segundo Carolina Cannella Peña, coordenadora de Planejamento de Espaço Físico do Departamento de Arquitetura e Engenharia, em comunicação oficial enviada à UFSC, a Prefeitura de Florianópolis revelou que o corredor para o transporte coletivo e outras melhorias presentes nos projetos originais de reformulação da Rua Edu Vieira virão em uma segunda etapa, a qual, quando ocorrer, irá demandar mais desapropriações de áreas da UFSC.
O Conselho Universitário (CUn) também debaterá a questão na próxima quarta-feira (19), às 14h, em sessão aberta à comunidade.
Essa matéria contém informações do portal Correio SC