A Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), “O Piano Catarinense”, completa 130 anos nesta quinta-feira (21).
Para celebrar a data, serão realizadas algumas programações para destacar a importante data para a corporação.
Na próxima quarta-feira (27), será realizado um concerto musical, às 19h30, no Teatro Governador Pedro Ivo, localizado na Rodovia SC 401, Km 15, n° 4600 – Saco Grande, em Florianópolis.
Para celebrar a data, no dia 3 de outubro será realizada na Sala de Ensaios Tenente Pompeu, no Quartel do Comando-Geral da PMSC, em Florianópolis, a solenidade comemorativa de aniversário.
Durante a solenidade, serão entregues o diploma e título “Amigo da Banda de Música da Polícia Militar”, que são destinados às pessoas físicas ou jurídicas que apoiam as atividades realizadas pelo conjunto musical. Além disto, será entregue a Hino da Polícia Científica de Santa Catarina.
130 anos de história
Desde a criação, em 1893, a banda esteve presente nos principais acontecimentos históricos de Santa Catarina. Atualmente, é composta por 43 músicos, sendo 36 policiais da ativa e sete da reserva remunerada.
Tendo sido declarada patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado de Santa Catarina em 2008, a banda da PMSC está presente nas mais importantes lembranças de civismo, devoção, erudição, comoção e comemoração, dentre tantos outros.
Além da importância da existência para executar os atos solenes do Governo do Estado e das mais diversas cerimônias da corporação, o grupo musical proporciona a interação da instituição com o público, aproximando a Polícia Militar dos catarinenses.
Comemorando os 130 anos de criação, o chefe da Banda de Música da PMSC, subtenente Luiz Fernando da Silva, ressalta a longa e orgulhosa tradição musical da instituição, destacando que a música é um elo precioso que fortalece os laços entre a corporação e a comunidade, construindo uma base sólida de confiança, compreensão mútua e solidariedade.
O subtenente Luiz Fernando da Silva também revelou o compromisso contínuo da Banda de Música da PMSC em servir à sociedade catarinense, não apenas por meio da segurança, mas também por meio da cultura e da arte. Ao longo dos 130 anos, a banda tem sido um símbolo de excelência musical e profissionalismo, representando a Polícia Militar em diversos cenários e ocasiões.
“Nesse momento de celebração, agradeço todos os músicos, integrantes da PMSC e à comunidade em geral por apoiarem e reconhecerem o papel fundamental desempenhado pela Banda de Música ao longo de sua história. Esta comemoração é um lembrete do compromisso constante da PMSC em servir e proteger, além de enriquecer a vida cultural de Santa Catarina através da música”, finalizou o chefe da Banda “O Piano Catarinense”.