Banco Central informa vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix

Foto: Cris Faga / Estadão

O Banco Central informou na sexta-feira (21), que cerca de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento tiveram dados das chaves Pix vazados. Este já é o segundo vazamento de dados da plataforma de transferência de dinheiro — o primeiro havia acontecido em novembro de 2020.

Segundo o BC, o vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos. Entre os dias 3 e 5 de dezembro, dados como nome de usuário, CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), instituição de relacionamento, número de agência e número da conta foram vazados.

Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo da Acesso ou do internet banking da instituição. O Banco Central informou que estes serão os únicos meios de comunicação oficiais, e pede para que se desconsiderem SMS, chamadas telefônicas, e-mail e aplicativos de mensagem.

O BC esclareceu que não necessariamente todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. Agora, o caso será investigado, e a Acesso pode sofrer sanções como multa, suspensão ou exclusão definitiva da plataforma Pix.

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%