Uma baleia-jubarte de aproximadamente 11 metros segue encalhada em uma praia de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina, na última quarta-feira (5). A tentativa de resgate foi realizada por diferentes órgãos, com auxílio de populares. No entanto, o animal permaneceu encalhado. Nesta quinta-feira as operações de resgate seguem e a opção pela eutanasia foi descartada.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Segundo o Instituto Australis, durante a maré cheia foram feitas várias tentativas de resgate e posicionando o animal para que ele pudesse nadar para fora da zona de arrebentação. A baleia respondeu com movimentos do corpo, porém não nadou em direção ao mar.
De acordo com a entidade, não é comum encalhes de baleias vivas, mas podem ocorrer quando os animais se aproximam da costa, e estão debilitados, doentes ou desorientados.
A baleia jubarte é um animal que migra para o Nordeste do Brasil onde tem sua principal área de concentração reprodutiva. Além disso, o Instituto informa que não é comum a ocorrência dessa espécie no litoral catarinense, ainda que já houve avistagens e encalhes de Jubarte na região.