A partir desta sexta-feira (22) restaurantes e padarias do Estreito e Balneário do Estreito passam a ser atendidos pela seletiva flex de vidro. Para participar, basta o estabelecimento adquirir um contentor de lixo, modelo europeu, na cor verde e dispor para coleta do caminhão nas manhãs de sexta-feira. De acordo com o secretário do meio ambiente Fábio Braga, neste ano serão recolhidas em torno de 4 mil toneladas de vidro, quase o dobro do ano passado.
A seletiva flex Floripa adapta a coleta às características de cada bairro. O recolhimento de vidro já é oferecido aos moradores do Itacorubi, Córrego Grande, Jurerê, Daniela, Canasvieiras, Ponta das Canas, Cachoeira, Brava, Canto do Lamim, Vargem Grande, Ingleses Norte e Campeche. A seletiva também atende 800 bares, restaurantes e padarias em vias gastronômicas do Centro, continente, bacia do Itacorubi, Lagoa, Santo Antônio e Sul da Ilha.
Desde o final de 2014, quando foram instalados os primeiros 10 pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro, estima-se que a reciclagem de vidro já chega a 30% do potencial em Floripa, de acordo com o engenheiro Wilson Cancian Lopes, da Superintendência de Gestão de Resíduos da Smma. Toda produção da coleta seletiva da prefeitura é entregue para associações de catadores.“A tonelada de vidro passou de R$ 50 para R$190 e ainda faltam cacos na indústria”, afirma. Com isso, aumenta o interesse na logística reversa das embalagens de vidro. O vidro é um material 100% reciclável e pode chegar aos patamares do alumínio.