Avaliação mostra avanço expressivo na aprendizagem de estudantes da rede municipal de Florianópolis

Avaliação mostra avanço expressivo na aprendizagem de estudantes da rede municipal de Florianópolis
Foto: PMF/Divulgação

A segunda prova Avaliação Externa Avalia Floripa, aplicada em julho pela SME (Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis), revela uma redução expressiva no número de alunos em defasagem e crescimento nos índices de estudantes com aprendizagem adequada, principalmente em Matemática.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

No 9º ano, por exemplo, o número de estudantes com defasagem em matemática reduziu 55%. No 5º ano, o número de estudantes em defasagem caiu pela metade.

Essa foi a segunda prova aplicada neste ano pela Secretaria nas turmas de 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental das escolas básicas da Prefeitura. Em março, o aprendizado havia sido aferido pela Avaliação Diagnóstica.

“Pudemos ver na prática as melhorias no ensino. Os estudantes, que antes estavam em defasagem, agora apresentam um resultado adequado de aprendizagem em apenas quatro meses de aplicação do Floripa Mais Aprendizagem. Iremos continuar seguindo esse caminho para, em três anos, reduzir em até 60% a defasagem geral”, explica a subsecretária de Gestão de Educação da SME, Fabrícia Luiz Souza.

Os dados são importantes pois permitem que os professores, escolas e Secretaria ajustem suas práticas e estratégias ao longo dos meses, potencializando a aprendizagem dos estudantes em cada ciclo avaliativo.

Medidas para reduzir defasagem

A partir do início do ano, a gestão municipal apresentou diversas medidas para elevar os índices de ensino na cidade. Entre elas, a expansão da educação integral, com os estudantes permanecendo na escola pela manhã e à tarde, e aumento das aulas de Língua Portuguesa e Matemática de 4 para 6 aulas semanais, igualando à média nacional.

Além disso, grupo de profissionais da Secretaria estão apoiando os diretores nas ações de aprendizagem em todas as escolas e há formação de professores voltada para o desenvolvimento de aulas sobre os conhecimentos não consolidados pelos estudantes.

No 2°ano, a educação integral foi ampliada para 13 das 39 unidades do ensino fundamental e a produção do livro LEIA, voltado para as habilidades-chaves do processo de alfabetização, alinhado à matriz nacional. Há igualmente apoio pedagógico para alfabetização e letramento e atividades com letras e números já na pré-escola.

Desde o início de 2025, ocorreu também a expansão das aulas de Língua Portuguesa e Matemática de 4 para 6 aulas semanais, quantidade que já é comum em todo Brasil. Para esta última etapa do ensino fundamental, a Secretaria de Educação adotou também o livro Educa Floripa, que contempla habilidades e conhecimentos do 9º ano e dos anos que precisam ser recuperados. Além do mais, as unidades foram orientadas a realizar o apoio pedagógico, trabalhando atividades de recomposição com grupos menores de estudantes.

Resultados gerais da avaliação

No segundo ano, a defasagem em língua portuguesa caiu de 47% para 26%. Na disciplina de matemática, só 7% dos estudantes continuam em defasagem, ao contrário dos 23% da aplicação anterior. A quantidade de estudantes com aprendizado adequado na disciplina saltou de 34% para 57%.

No quinto ano, em português, o número de estudantes com defasagem educacional reduziu de 18% para 11%. Em matemática, a redução na defasagem foi de 18% (saiu de 38% dos estudantes para 20%). Chama atenção também o salto do conhecimento adequado em matemática no quinto ano. Atualmente, 46% dos estudantes têm conhecimento adequado da matéria. Em abril, apenas 33% apresentaram esse resultado.

No nono ano, os estudantes em defasagem caíram de 31% para 26% em língua portuguesa. E com conhecimento básico, subiram de 33% para 44%. Em matemática, os resultados impressionam. Em abril, 82% dos alunos estava com defasagem no aprendizado. Esse número caiu para 37% em julho. Apenas 3% apresentavam conhecimento adequado de matemática. Em apenas três meses, o número saltou para 14%.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%