O elevador do Avaí segue subindo na Série B e a equipe já encostou no G-4 após nova vitória sobre o Sport, em Recife, por 2 x 1, numa virada espetacular. O técnico Gilmar Dal Pozzo mantém os 100% no comando da equipe e agora tem como desafio o Goiás, segundo colocado, na próxima segunda-feira (27).
A virada sobre o Sport aconteceu depois que a equipe adversária ficou com dois jogadores a menos, expulsos pelo árbitro carioca. Alan Ruiz, que fez o gol logo a três minutos de bola rolando, em cobrança de uma falta e o meia Zé Roberto, que entrou no segundo tempo. O Sport se defendeu como pode, mas não conseguiu resistir por conta da pressão azurra.
O técnico Gilmar Dal Pozzo fez de tudo para conseguir a virada, cansou o adversário e teve tranquilidade nas mexidas, todas muito bem ajustadas. Colocou a equipe para a frente e só no fim do jogo chegou ao empate com Garcez. E já nos acréscimos, fez o gol da virada com Jean Lucas, num chute da entrada da área.
Na entrevista coletiva após o jogo, Dal Pozzo enalteceu a tranquilidade da equipe para chegar ao resultado e justificou as mudanças. Atribuiu a boa fase da equipe ao entendimento que os jogadores tiveram de suas orientações. “Precisávamos mudar a nossa atitude e hoje estamos colhendo os resultados dessa entrega”, destacou.
O técnico exaltou o fato de ter uma semana de trabalho até o jogo diante do Goiás, na Ressacada, marcado para a próxima segunda-feira (27). “Será importante para os ajustes tanto na parte defensiva quanto na parte de criação. Precisamos evoluir nesse aspecto para que a equipe possa envolver o adversário com mais tranquilidade”, disse.
O caminho é longo a percorrer até o objetivo final que é chegar à Série A. O Avaí precisa ter os pés no chão e conviver com este momento novo, de crescimento, ter a mesma humildade demonstrada por Gilmar Dal Pozzo quando assumiu o comando de uma equipe desacreditada. Ninguém lembra mais de Barroca e muitos cobram da direção por ter demorado para trocar o comando.
Pedro Henrique de Castro Silva ou somente Pedro Castro, 31 anos, carioca de Volta Redonda, filho da dona Gislaine Castro, crossfiteira campeã, é o grande destaque do Avaí na arrancada da zona de rebaixamento até o G-4.
Pai da Helena, Pedro Castro tem quase 150 jogos com a camisa do Leão e é símbolo da garra e da vontade azurra. Calou muitos críticos. Conquistou acessos, foi campeão estadual e desde que retornou ao clube ainda no Catarinense, mudou a cara do meio-campo azurra. Com ele a equipe é uma e sem ele não tem o brilho de sua presença na marcação, posicionamento e criação.