Avaí completa 5 jogos sem vitória, entra no Z-4, e a ficha cai na Ressacada

Fotos: André Palma Ribeiro/Avaí F.C.

O Avaí sofreu neste sábado (13), a sua 11a derrota na Série A do Campeonato Brasileiro 2022. E pior, entrou no Z-4 pela primeira vez na temporada de 2022. Um choque na realidade avaiana. Faltam 16 rodadas para o fim do campeonato, e o Avaí tem atualmente 44,9% de chances de rebaixamento segundo o departamento de Matemática da UFMG. 

Após um início surpreendente, a ficha caiu na Ressacada. Detalhes, lesões e a falta de variação tática são motivos plausíveis para a queda de rendimento da equipe. Do trio de ataque, Bissoli, Muriqui e Morato, apenas o primeiro citado, segue em alto rendimento. 

A  variação tática e a perda de intensidade também interferiram nos resultados e consequentemente na tabela. No último confronto diante do Goiás, o técnico Eduardo Barroca manteve sua ideia de 4-3-3, com sua base triângular no meio campo (Bruno Silva, Raniele e Lucas Ventura), e fez a escolha errada ao manter Renato na lateral-direita. Além do setor ter sido o mais explorado pelo Goiás durante a partida, obrigou William Pottker a se descolar de sua posição e dobrar sua intensidade na marcação. 

Fotos: André Palma Ribeiro/Avaí F.C.

A ousadia de Barroca se concentrou em utilizar Paolo Guerrero na titularidade, mas a falta de ritmo ainda assombra o atacante. Para piorar, as alterações de posicionamento anularam Bissoli (Solto no setor ofensivo esquerdo). E assim como em outras partidas, (Flamengo, Palmeiras, Corinthians), o Avaí saiu na frente, não soube administrar seu placar e perdeu pontos. 

Conclusão 

É visível a busca por melhora do setor defensivo – o pior da competição, com 35 gols sofridos, ao lado do lanterna Juventude -, nas últimas partidas a equipe está mais compacta, a recomposição dos pontas é perceptível, e as derrotas têm ocorrido nos mínimos detalhes. 

Esse sistema que preza o setor ofensivo, e que prende o cabeça de área na defesa só dará certo se não houver sequer um erro e se a intensidade for mantida do início até o fim. 

 




  • 0%