Audiência pública debate denúncias de violações de direitos humanos contra população em situação de rua em SC

Audiência pública debate denúncias de violações de direitos humanos contra população em situação de rua em SC
Foto: Jeferson Baldo/Agência AL

Na quinta-feira (3), a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) realizou uma audiência pública sobre as violações de direitos da população em situação de rua no Estado.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O debate contou com representantes do Judiciário, Ministério Público, Conselho Nacional de Justiça, movimentos sociais e moradores de rua.

Foram destacadas denúncias de violência institucional, racismo, restrição na distribuição de alimentos e condições precárias nos abrigos, especialmente em Florianópolis, Joinville e Criciúma.

O Tribunal de Justiça informou que mais de mil documentos civis foram emitidos para essa população em uma semana, e o Tribunal Regional Eleitoral anunciou ações para facilitar o alistamento eleitoral.

O Ministério Público reconheceu a necessidade de ampliar sua atuação e propôs um sistema unificado de saúde e assistência para garantir atendimento contínuo mesmo com mudanças de município.

Moradores de rua relataram casos de violência e abandono, reforçando a necessidade urgente de políticas públicas eficazes. Ao final, foram definidos encaminhamentos para criar uma política estadual integrada, com investimentos em moradia, saúde, assistência social e educação, além da divulgação da “Carta de Florianópolis” com propostas para a população em situação de rua.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%