Desde a madrugada desta sexta-feira (10), o aplicativo ConecteSUS deixou de apresentar os comprovantes de vacinação para usuários, e o site do Ministério da Saúde está fora do ar. As páginas foram alvo de um ataque hacker, que já é investigado pela Polícia Federal e Gabinete de Segurança Institucional. O ConecteSUS é o aplicativo que emite o Certificado Nacional de Vacinação, equivalente ao Passaporte da Vacina exigido em Florianópolis para acesso a eventos.
Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde classificou o ocorrido como uma atitude criminosa. “Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido”, afirmou.
Confira nota da Prefeitura de Florianópolis:
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informa que nesta sexta-feira, 10 de dezembro, o sistema ConecteSus, do Ministério da Saúde, apresenta instabilidades. Por conta disto, a administração municipal não consegue fazer qualquer correção em doses que não constem no sistema. Para comprovação da vacinação em eventos a população pode utilizar o comprovante de papel, dado na hora da vacinação. Caso o cidadão tenha perdido, deve entrar em contato com o seu Centro de Saúde de Referência. Até o momento, a vacinação segue acontecendo na Capital.