Assistência Social lança cartilha sobre políticas para pessoas em situação de rua

Assistência Social lança cartilha sobre políticas para pessoas em situação de rua
Foto: Secom/Divulgação

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família lança, nesta quarta-feira (7), a cartilha “Além das Ruas” que reforça o compromisso do Poder Público com as políticas públicas voltadas à população em situação de rua e a toda a sociedade Catarinense. O material está disponível na versão on-line no site da SAS.

A cartilha é direcionada especialmente aos municípios e traz informações e orientações para a promoção de ações coordenadas e intersetoriais, incluindo uma minuta de lei para a criação da Política Municipal da População em Situação de Rua. O esforço conjunto entre Estado e municípios é fundamental para garantir mais efetividade das políticas públicas.

Atualmente, Santa Catarina está na fase de implementação da Política Estadual e elabora também um diagnóstico das pessoas em situação de rua em todo o estado. Mas, de acordo com a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, é preciso avançar no tema e para isso o compromisso dos gestores municipais é fundamental.

“Entendemos que é uma realidade bastante complexa, caracterizada especialmente pela pobreza e rompimento de vínculos. Nosso compromisso é cuidar das pessoas, e estamos trabalhando para o resgate social dessas pessoas em situação de rua, dando a elas a oportunidade de ressocialização, por meio da educação, saúde e acesso ao mercado de trabalho”, afirma.

Maria Helena salienta que além da cartilha a SAS, vai capacitar os municípios a partir do diagnóstico que será entregue e definir novas estratégias de cofinanciamento e repasses financeiros que auxiliem as cidades na execução das ações.

O governo também desenvolve uma série de iniciativas simultâneas e intersetoriais com as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Indústria, Comércio e Serviços.

“Entendemos que para avançar neste tema precisamos trabalhar de maneira intersetorial e conjunta já que a união de todos os esforços trará resultados muito mais efetivos para Santa Catarina”, finaliza a secretária.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%