A Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho da BR-101 na Grande Florianópolis, irá ativar 12 radares fixos presentes na região. A partir desta sexta-feira (11), os autos de infração por excesso de velocidade serão lavrados. O comunicado foi feito nesta quarta-feira pela concessionária e pela Polícia Rodoviária Federal.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Os aparelhos de medição de velocidade foram instalados há cerca de um ano sob um custo de R$ 4 milhões. Eles não funcionam ainda e estão sinalizados de forma ostensiva, em fase de testes e em caráter educativo para os motoristas.
Segundo a Arteris Litoral Sul, todos os radares estão devidamente aferidos pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Em nota a concessionária afirma também que eles substituem o antigo sistema de controle de velocidade por pórticos, que causavam muita retenção no trânsito local.
Com a ativação, mais de 20 km da rodovia serão contempladas pelo sistema de radares, onde a velocidade máxima permitida, para veículos leves, é de 100km/h e de 80 km/h para veículos pesados. Segue a lista com a localização dos equipamentos:
- km 190,8 em Biguaçu (sentido sul)
- km 191,4 em Biguaçu (sentido norte)
- km 202,6 em São José (sentido sul)
- km 203,5 em São José (sentido norte)
- km 205,1 em São José (sentido sul)
- km 206,7 em São José (sentido norte)
- km 208,7 em São José (sentido sul)
- km 209,1 em São José (sentido norte)
- km 210,7 em São José (sentido sul)
- km 212,8 em Palhoça (sentido norte)
- km 213,7 em Palhoça (sentido sul)
- km 215,0 em Palhoça (sentido norte)