Uma abordagem da PRF (Polícia Rodoviária Federal), no Paraná, levou à descoberta de um arsenal escondido dentro de um carro. O material estava a caminho de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. No total, 28 armas foram encontradas, conforme constatado na madrugada desta sexta-feira (4).
As pistolas eram de diferentes nacionalidades, com origens em países como Croácia e Eslovênia, por exemplo. Uma delas, inclusive, pertenceria à polícia de Buenos Aires, de acordo com a PRF.
No carro parado pelos policiais, um Volkswagen T-Cross, havia um casal com uma criança de quatro anos de idade. A abordagem ocorreu por volta das 2h, na BR-277, em Balsa Nova (PR).
Ao ser abordado pela polícia, o motorista do veículo demonstrou nervosismo, o que levantou suspeitas a respeito do casal. A partir disso, uma vistoria foi feita no automóvel alugado pela família, momento em que os agentes notaram um esconderijo secreto na lanterna traseira do carro.
O compartimento revelou ao menos 28 pistolas de 9 mm, além de 59 carregadores. As armas chamaram ainda mais a atenção dos policiais depois que notaram as diferentes origens de cada uma delas: o arsenal contava com oito nacionalidades, sendo 10 argentinas, três brasileiras, duas turcas, duas eslovenas, duas tchecas, duas austríacas, uma croata, uma americana, uma italiana e outras quatro que não foram identificadas.
Para os policiais, o motorista disse que havia carregado o veículo com as armas em Foz do Iguaçu (PR), onde vive com a família, e que as entregaria em um posto de combustíveis de Balneário Camboriú. Ele ainda teria confessado que se tratava de um pagamento por uma dívida contraída junto ao crime organizado.
O casal e a filha, assim como as armas e o carro usado para o transporte ilegal, foram levados até a Polícia Federal, em Curitiba. Lá, o homem vai responder pelos crimes de porte e posse ilegal de arma de fogo, além de tráfico de armas.