O Banco Central da Argentina divulgou uma medida econômica que deve causar impactos negativos no turismo e na economia em Florianópolis já nesta temporada. Segundo o jornal diário Clarín, principal periódico de Buenos Aires, o governo do país proibiu o uso dos cartões de crédito para vendas parceladas de passagens e serviços no exterior, como estadias em hotéis, diárias de aluguel ou mesmo gastos com alimentação.
A medida proíbe as entidades financeiras e não financeiras emissoras de cartões de crédito de financiar parceladamente as compras realizadas com cartões de crédito de seus clientes – pessoas físicas e jurídicas – de passagens e outros serviços turísticos no exterior.
Segundo o Banco Central argentino, se as vendas forem feitas a prazo, devem ocorrer com empréstimo a taxa de juros. Ou financiar o saldo do consumo do cartão de crédito à taxa fixada por aquele instrumento para a parte do resumo que não foi paga no vencimento.
Todos os serviços contratados no exterior que são pagos com cartão de crédito devem ser pagos à vista ou financiados com a taxa de 43% definida para o “pagamento mínimo” dos resumos.