Após reabertura de fronteira com Brasil , Argentina tem novas regras para travessia

Foto: Antônio de Souza Portal Tri/Reprodução

Foi reaberta na terça-feira (19), a fronteira entre Argentina e Brasil com acesso por Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. A rodovia estava fechada há 19 meses.

Foram adotas uma série de medidas a fim de permitir a passagem de estrangeiros pela região. Existe a expectativa que a volta da circulação de turistas pelo Extremo-Oeste impulsione a economia local.

O fechamento das fronteiras ocorreu no dia 27 de março após a publicação de um decreto do governo argentino. Com o avanço da vacinação e a melhora no números, a fronteira pode voltar a receber turistas nesta semana, mas é necessário seguir uma série de medidas para quem quiser acessar um dos dois países.

Entrada nos países

Os brasileiros precisam apresentar documento com foto, declaração de entrada, disponível no site do governo argentino, além do comprovante das duas doses da vacina, sendo que a segunda precisa ter sido aplicada 14 dias antes da entrada. Turistas também precisam apresentar um exame PCR, feito com até 72 horas de antecedência da viagem. Na aduana, a vigilância também faz um novo teste de antígeno, gratuito, antes da entrada no país.

Já os argentinos só têm permissão de ficar nas cidades de fronteira, caso entrem no Brasil por via terrestre. A fiscalização fica por conta da Polícia Federal, Receita Federal e Vigilância Sanitária municipal.

Além disso, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não há, neste momento, exigência de comprovante vacinal para argentinos em deslocamentos por via terrestre entre os dois países.

As medidas foram estabelecidas por meio da Portaria 658 de 5 de outubro de 2021, expedida pela Casa Civil, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Saúde.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%