Após primeiro semestre de queda, inflação volta a subir em Florianópolis

Foto: Udesc/ Divulgação

Os preços dos produtos consumidos pelas famílias de Florianópolis voltaram a apresentar alta em Julho. No sétimo mês do ano, a inflação foi de 0,37%. No primeiro semestre, a tendência foi de queda, inclusive, em Junho, houve deflação de 0,11%. A alta foi puxada pelo preço de transporte e habitação. Além desses, os artigos de residência também apresentaram aumento. Alimentação e serviços de comunicação ficam estáveis. Os dados são do Índice de Custo de Vida, calculado pela Udesc.

O destaque na alta de 1,8% dos transportes vai para os carros novos. Os preços dos veículos “zero” subiram em 3%. Também subiram as tarifas das passagens aéreas (2,27%), impulsionadas pela maior demanda em um mês de férias escolares. Houve ainda uma leve alta da gasolina (0,31%). Diesel e etanol ficaram estáveis.

Já no segmento da habitação, que apresentou inflação de  0,42%, o que apresentou maior aumento foi o aluguel, com acréscimo de 0,9%.  As maiores altas nesse grupo foram as do aluguel e taxas associadas (0,93%) e do gás de cozinha (0,31%).

Outros quatro produtos apresentaram queda. Ficaram mais baratos em julho os artigos de vestuário (-1,34%), saúde e cuidados pessoais (-0,18%), educação (-0,15%) e despesas pessoais (-0,11%).

 

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%