
Uma reunião no gabinete do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), juntamente com vereadores da base, definiu uma nova proposta de reajuste taxa do lixo em São José.
O movimento acontece depois da intensa pressão que vinha pairando sobre o município por meio de diferentes camadas da sociedade.
A proposta da Prefeitura é manter o reajuste, mas com uma nova proposta, que prevê um aumento de até 33% na tarifa.
Um texto substitutivo ao projeto foi protocolado na Câmara de Vereadores, adequando a faixa de reajuste no Código Tributário, criando uma nova faixa de reajuste.
“Falar em dobrar a taxa de lixo é uma inverdade, nunca se pensou em aumento nessa proporção. O que nós buscamos é reequilibrar o contrato de concessão, pensando nos custos operacionais e no investimento para melhoria do serviço”, afirmou Orvino.
Aumento contestado
O município previa anteriormente um reajuste da tabela do código tributário de 1,05% a 2,10% no caso de residência. No caso de estabelecimentos comerciais, essa alíquota estava fixada em 2,10% e iria passar a valer 4,10%.
Os valores chegariam para “corrigir a defasagem” já que, segundo o Executivo, esse ano terá que bancar um déficit superior a R$ 7 milhões à empresa responsável pela coleta.