Com apoio de recursos da Prefeitura de São José e do Governo Estadual de Santa Catarina, o novo prédio da Apae de São José foi inaugurado em cerimônia na terça-feira (12), com presença do prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, e de Jeane Probst Leite, presidente da FCEE (Fundação Catarinense de Educação Especial).
Com cerca de dois mil m², a nova sede é anexa ao edifício já existente e contempla seis andares, com elevador para acessibilidade, 28 salas de aula, duas salas de fisioterapia e terapia ocupacional, sete consultórios, cinco salas de atendimento em grupo, duas salas técnicas, uma sala de reunião, uma sala comercial e 33 banheiros.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila havia sancionado um convênio que autorizou o repasse de R$ 400 mil para as obras. Junto a um repasse de R$ 4,3 milhões do Governo Estadual, a reforma atende um público-alvo de 580 pessoas – além dos 330 usuários já atendidos – com Deficiência Intelectual/múltipla, Transtorno do Espectro Autista e Atraso Global no Desenvolvimento, particularmente crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Marilisa Boehm destacou o grande trabalho de parceria entre pessoas e instituições para a conclusão da obra. “Hoje, como vice-governadora, estando aqui, vendo esse prédio, sabendo que muitas pessoas serão beneficiadas, eu me emociono. Fico muito feliz em saber que nós do Governo do Estado estamos contribuindo com esse espaço, com essas melhorias”, afirmou a vice-governadora.
O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, comemorou a conclusão da obra e colocou o Município a disposição para apoiar a instituição. “A Apae de São José está de casa nova. Um local amplo, moderno, com capacidade para atender 580 pessoas. Como prefeito, fico feliz por ter contribuído para a construção da nova sede, e agradeço ao governador Jorginho Mello, que entendeu a importância da instituição e também deu todo o apoio ao projeto.”
A cerimônia contou com participação de Hilene da Silva, presidente da Apae de São José, além de diversas autoridades da área da educação especial, colaboradores e voluntários da Apae. Os deputados estaduais Mario Motta, Sérgio Motta e Camilo Martins representaram a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).