ANTT promete que o fluxo de veículos no contorno viário da Grande Florianópolis será liberado em Dezembro

Foto: ALS/Divulgação/CSC

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, Rafael Vitale, voltou a afirmar que o fluxo de veículos no Contorno Viário da Grande Florianópolis será liberado no dia 20 de Dezembro, mas somente no trecho que vai do Norte até o Alto Aririú, em Palhoça. A promessa é feita no momento em que as obras estão novamente paralisadas. Ele confirmou a informação na manhã desta terça-feira, em reunião com a Comissão de Infraestrutura do Senado.

“Não é hora de reclamar. É hora de trabalhar. Nós temos feito esse esforço grande na questão do contorno de Florianópolis. Eu ainda tenho agendado que dia 20 de Dezembro eu vou lá em Florianópolis pra gente liberar o tráfego, ainda que de maneira parcial. O que a gente percebe é que a obra, por estar mais de 80% de avanço físico e ter um atraso mais relevante no trecho Sul dela, nos últimos 3Km do dispositivo Sul, o que a gente consegue projetar é que o dispositivo Norte, de intersecção com a BR-101, aproximadamente 45 Km de estrutura viária, até a interseção com a 282 e depois voltando pra 101, poderia ser liberado o trecho agora em Dezembro”, explica Vitale.

O senador Esperidião Amin, do Progressistas, membro da comissão, pediu para que o diretor faça uma vistoria nas obras ainda no mês de Agosto, para agilizar a produtividade e fazer com que o prazo prometido seja cumprido. O diretor afirmou que, se ele não fosse, pelo menos uma equipe iria. O senador retrucou, pedindo que ele próprio vá até as obras, para dar uma “empurradinha”. Em resposta, Rafael Vitale confirmou que fará uma visita dentro dos próximos dois meses.

A espera pela inauguração já dura mais de 10 anos. O prazo inicial de entrega era para 2012. Uma nova medida que a ANTT está tomando é a mudança de tipo de contrato que será feito. De acordo com Vitale, está sendo formulado um novo tipo de contrato de concessão rodoviária, no qual a regulação na execução da obra terá um caráter tanto punitivo, para punir aquela empresa que não executar bem o serviço, através de um desconto por inexecução, quanto por incentivos, para beneficiar aqueles que executarem bem. De acordo com o diretor, os leilões para concessão da rodovia que ainda acontecerão nesse ano, quanto os que já estão listados, já ocorrerão de acordo com esse novo contrato.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%