Sem precisar sair de casa e com uma ligação: é assim que moradores de Florianópolis estão sendo atendidos pelo Alô Saúde Floripa. Uma equipe composta por profissionais de enfermagem e médicos está disponível 24 horas por dia para atender as demandas da população florianopolitana, e em caso de necessidade, encaminhar ou agendar os pacientes para atendimento presencial no serviço de saúde apropriado.
Pioneiro no país, sendo o primeiro serviço pré-clínico por telefone no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, o Alô Saúde Floripa está em nova fase desde junho deste ano, após incluir atendimento médico por telemedicina, e vem potencializando o acesso à serviços de atenção primária para moradores de Florianópolis.
Em menos de um mês, até o dia 9 de julho, mais de 4,5 mil atendimentos foram realizados pelos profissionais de enfermagem, e mais de 900 casos foram encaminhados para teleconsulta com um médico. Além de Covid-19, os principais problemas relatados pelos pacientes foram doenças gastrintestinais, geniturinárias, como infecção urinária, e do sistema nervoso.
A ideia da Prefeitura com o serviço não é substituir as consultas presenciais, mas ajudar os pacientes com conforto, rapidez e evitar deslocamentos, melhorando também o acesso aos Centros de Saúde.
“O Alô Saúde Floripa está ajudando a diminuir as filas para atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Saúde e emergências dos hospitais, pois uma boa parte dos problemas de saúde podem ser resolvidos de maneira virtual ou direcionados para o local mais adequado de acordo com a necessidade da pessoa. Isso contribui, por consequência, para melhorar o acesso aos serviços de saúde nos Centros de Saúde de Florianópolis”, explica Ronaldo Zonta, médico de família e comunidade, do Departamento de Gestão da Clínica da Secretaria Municipal de Saúde.