
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou pela condenação de Jair Bolsonaro (PL) no processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado. Para o magistrado, as provas indicam que o ex-presidente liderou uma organização criminosa com o objetivo de impedir a atuação do Judiciário e manter-se no poder. Moraes também votou pela condenação de outros investigados, como os ex-ministros Braga Netto, Augusto Heleno e Anderson Torres.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A defesa de Bolsonaro, no entanto, nega qualquer participação em atos golpistas e afirma que o processo tem motivação política. Aliados do ex-presidente sustentam que não houve crime e que manifestações públicas e reuniões apontadas no inquérito fazem parte da liberdade de expressão e da atividade política.
O julgamento segue na Primeira Turma do STF, que ainda ouvirá os votos dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A decisão final será tomada por maioria simples. Caso haja condenação, os advogados de Bolsonaro já adiantaram que irão recorrer.