Nesta terça-feira (26), o tempo é marcado pela presença de nebulosidade e instabilidades em todas as regiões do Estado. Segundo a Defesa Civil, há possibilidades de um novo ciclone extratropical se formar entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e com isso trazer chuvas fortes e rajadas intensas de vento de até 70 km/h para o Estado.
No Sul do Estado, as chuvas nesta terça-feira podem ser intensas, com risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais. Nas demais áreas, o risco é de temporais. Esta condição ocorre devido a intensificação de uma região de baixa pressão, que deve dar origem a um ciclone nesta quarta-feira entre a costa do RS e SC.
O avanço de uma frente fria, associado ao processo de formação de um ciclone extratropical, fará com que a quarta-feira (27) seja de tempo fechado em toda Santa Catarina, principalmente nas áreas de divisa com o RS, onde a chuva dá início desde a madrugada.
Com a formação do sistema, os ventos mudam para quadrante sul, com rajadas de intensidade moderada a forte, principalmente nas áreas litorâneas, onde podem marcar entre 50 a 70 km/h. Como consequência, o mar fica muito agitado e com risco para ressaca.
Na quinta-feira (28), o dia amanhece com ventos de sul e sensação de frio, devido a entrada de uma massa de ar mais fria na região. Apesar disso, a melhora nas condições do tempo é breve, até o final do dia os ventos começam a mudar para norte, trazendo maior umidade e possibilidade de pancadas de chuva na porção oeste e faixa norte do estado.
Nas áreas de divisa com o RS, o tempo segue mais firme, porém ainda há muita variação de nebulosidade. A sensação é de frio no amanhecer, com valores abaixo de 10°C na maior parte do Estado. Além disso, as máximas não passam de 23°C, com exceção de pontuais acima deste valor no Oeste.