
A movimentação de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina segue em ascensão neste início de 2025, com um aumento expressivo no fluxo de viajantes. Nos dois primeiros meses do ano, foram registrados 410 mil passageiros, o que representa um crescimento de 63% em comparação com o mesmo período de 2024.
Este número já equivale a 46% do total de passageiros internacionais registrados ao longo de todo o ano passado. Os dados foram obtidos pela Gerência de Aeroportos da SPAF (Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias), em parceria com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Desde 2023, o Estado já cresceu 552% neste setor, colocando Santa Catarina como o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do país.
“O mundo quer conhecer Santa Catarina e por isso fomos atrás de companhias aéreas parceiras, que hoje ligam nosso Estado diretamente com o exterior, como a Copa, no Panamá a TAP, em Portugal. Estamos trabalhando pra aumentar as possibilidades e encurtar ainda mais a distância com o mundo”, afirmou o governador Jorginho Mello.
“Há uma expectativa que este ano possamos superar a marca de 1,1 milhão de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina. Todos os esforços demandados pelo governador Jorginho Mello são neste sentido. O desempenho dos primeiros meses mostra que essa meta é possível de ser atingida”, afirma o secretário da SPAF, Beto Martins.
O mercado internacional também segue aquecido no setor de cargas. Neste primeiro bimestre foram movimentadas 1.056 toneladas, com crescimento de 46,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O número já equivale a 21,4% de toda a movimentação de cargas internacionais de 2024.
Voos domésticos
Com relação à movimentação doméstica de passageiros os números também são positivos. Entre janeiro e fevereiro de 2025 foram registrados 1,1 milhão de passageiros, número 6,1% maior do que o mesmo período de 2024.
Entre os aeroportos o maior movimento, o primeiro foi o de Florianópolis com 1,027 milhão de passageiros, sendo 617,1 mil domésticos e 410 mil internacionais. Navegantes teve 375,8 milhões de passageiros, Chapecó teve 85,7 mil passageiros, Joinville teve 79,3 mil passageiros, Jaguaruna 17,5 mil passageiros e Correia Pinto 3,4 mil passageiros.
Sobre a movimentação de cargas, o maior movimento foi em Florianópolis com 2 mil toneladas, sendo 964,2 toneladas domésticas e 1,056 mil toneladas internacionais. Navegantes teve 883,5 toneladas, Joinville teve 198 toneladas toneladas, Chapecó teve 132,1 mil toneladas e Jaguaruna 30,2 toneladas.