Os principais acessos de veículos ao Campus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em Florianópolis, foram liberados no início da tarde desta quinta-feira, (16). Mais cedo, no período da manhã, em ato da greve geral deflagrada por servidores técnico-administrativos (TAEs), professores e estudantes, as entradas da Trindade, Carvoeira e Pantanal foram fechadas com piquetes e barricadas.
Os estacionamentos dos Centros de Ensino foram utilizados como alternativa de acesso pela comunidade. Mesmo com o bloqueio às principais entradas, o Restaurante Universitário (RU), do bairro Trindade, funcionou de maneira integral.
O movimento grevista é organizado pelo Sintufsc (Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina), Apufsc-Sindical (Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina), e DCE (Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos). A greve dos servidores técnico-administrados completou dois meses no último sábado, (11).
Além da recomposição do orçamento das universidades, também estão entre as reivindicações dos grevistas a reestruturação da carreira e a reposição salarial.