A prefeitura de Florianópolis lacrou mais cinco tubulações irregulares de origem particular e identificou dois pontos de esgoto infiltrados na cidade. As ações, realizadas pela Blitz Sanear, ocorreram entre quarta (1) e quinta-feira (2) nos bairros Carianos, no Sul da Ilha, e Coqueiros, no Continente. As intervenções foram feitas com auxílio do maquinário “teste de fumaça”. A série de serviços integra as atividades do Pacto pelo Saneamento, lançado pela prefeitura no mês de janeiro.
No Carianos, a equipe da prefeitura visitou um conjunto de habitações unifamiliares, que eram alvos de denúncias por descarte irregular de esgoto em via pública, se acumulando em frente às residências de vizinhos. Depois de identificar os problemas, as equipes aplicaram lacres em cinco tubulações, sendo um deles na tubulação de chegada da caixa de passagem pluvial que existe no entorno do terreno. Depois, a Vigilância Sanitária emitiu novos autos de infração contra os moradores e os orientou sobre o que fazer em caso de novos problemas.
Já em Coqueiros, foi feita uma vistoria em três pontos por onde passam as tubulações coletoras de esgoto e as de águas pluviais. Com o auxílio da máquina “teste de fumaça” foram identificadas infiltrações no poço de visitas e em uma boca de lobo de via.
Segundo a prefeitura, nesta sexta-feira (3), às 9h30, o local receberá a visita de uma equipe técnica da Casan para avaliação. O terceiro ponto vistoriado não apresentou problemas. Para a próxima semana, estão previstas mais quatro operações de fiscalização.