O 21º CBC (Congresso Brasileiro de Contabilidade), que ocorre em Balneário Camboriú, teve início na noite de domingo (8), com a presença de sete mil pessoas. O evento tem como lema “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético” e é o maior do setor na América Latina – reunindo, ao longo de quatro dias, profissionais da área, empresários, acadêmicos e diversas autoridades.
As atividades seguem até quarta-feira (11), com discussões sobre novas tecnologias e ética profissional, além de temas como sustentabilidade e governança.
Em seu discurso, o presidente do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Aécio Prado Dantas Júnior, fez uma retrospectiva das edições anteriores do CBC, sublinhando a evolução da contabilidade no Brasil e seu impacto no desenvolvimento social e econômico do país. Ele relembrou momentos marcantes de sua trajetória pessoal no congresso e como sua experiência no evento moldou sua carreira profissional.
“Ao celebrarmos o centenário do CBC, revivemos a trajetória da contabilidade brasileira, relembramos nomes e celebramos as conquistas até aqui. Esta também é a oportunidade de fazermos planos e de termos a absoluta certeza de que o capítulo que escreveremos durante este Congresso constituirá as bases e o combustível para as futuras evoluções e vitórias da profissão”, disse.
“Começamos a não apenas discutir temas técnicos, mas a pensar no futuro da nossa profissão, e mais do que isso, no verdadeiro papel do profissional de contabilidade na transformação da sociedade. Hoje, entendemos muito bem a nossa relevância para o desenvolvimento sustentável das nações, e a palavra essencialidade passou a ser o nosso adjetivo”, complementou.
A presidente do CRC-SC (Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina), Marisa Luciana Schvabe de Morais, destacou o orgulho de participar desse momento histórico. “Orgulho da grandiosidade, da magnitude deste evento. Orgulho de ver que a nossa classe, mobilizada, é capaz, sim, de promover momentos como este. Orgulho de fazer parte deste contingente de profissionais que são tão determinantes para o nosso país. Orgulho da nossa essencialidade!”, afirmou.
Presente na solenidade, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, enfatizou a importância do profissional de contabilidade. “Além de ser quem cuida das contas, quem cuida da contabilidade das empresas, é o grande conselheiro em muitos momentos, seja para fazer um novo negócio, seja para realizar um investimento. Então, é uma categoria muito importante dentro do contexto brasileiro.”
Também presente, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes afirmou que “quando não há uma contabilidade transparente, quando não há uma contabilidade bem-feita, quando não conseguimos mostrar o que está acontecendo na nação, o país perde a credibilidade. Então, a contabilidade é a base para que o empreendedorismo aconteça em qualquer país.”
Integrantes da mesa
A solenidade também contou com a presença do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira. Também participou Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do CILEA (Comitê Latino Europa-América) e da Abracicon (Academia Brasileira de Ciências Contábeis), além de Daniel Mesquita Coêlho, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis.
Entre as autoridades internacionais presentes, estavam Asmâa Resmouki, presidente da IFAC (Federação Internacional de Contadores), e Jorge Sandoval La Serna, presidente da AIC (Associação Interamericana de Contabilidade).
O evento também contou com a participação de José Luis Ribeiro de Carvalho, do GLENIF (Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera), Sandra Elvira Gomes Santiago, da FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade), e Sebastian Yoshizato Soares, do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), além de Paula Franco, representante da OCC (Ordem dos Contabilistas Certificados).
Homenagem
A abertura do congresso foi marcada por homenagens aos agraciados com a “Medalha João Lyra”, a mais alta distinção do setor contábil. Os homenageados incluem Antônio Carlos Nasi (RS), agraciado em 2000, Eliseu Martins (SP), premiado em 2008, José Martonio Alves Coelho (CE), honrado em 2012, e Antoninho Marmo Trevisan (SP), o mais recente agraciado, em 2024.
Programação
O evento prossegue nos próximos dias com uma vasta programação. Destaques incluem discussões sobre a Reforma Tributária, o 5º Fórum Nacional da Mulher Contabilista e painéis sobre temas inovadores como inteligência artificial e governança corporativa.
A Trilha Influenciadores será outro ponto alto, abordando o uso de ferramentas digitais para o crescimento e visibilidade no ambiente online.
Entre as palestras magnas, figuram nomes como Pedro Janot, ex-presidente da Azul Linhas Aéreas, e Dan Cockerell, ex-vice-presidente do Magic Kingdom, Walt Disney World.