O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) apontou que 331 dos mais de 38 mil brinquedos inspecionados pelos órgãos não estavam em conformidade, o que indica uma legalidade de 99,19%. A ação foi finalizada na última semana e, segundo o instituto, 59 estabelecimentos foram vistoriados por agentes entre os dias 2 e 6 de outubro.
“A boa notícia é que a conformidade dos brinquedos continua alta em Santa Catarina”, afirma o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto.
Soratto ressalta que os brinquedos estão dentre as causas de acidentes com mortes de crianças no Brasil e no mundo. “A sufocação por engasgamento, por exemplo, acontece muito com os balões de látex e também com brinquedos que possuem peças pequenas” aponta o presidente, salientando a importância da certificação e da fiscalização de brinquedos no Brasil”.
Como mercadorias certificadas pelo Inmetro, os brinquedos devem conter o Selo de Avaliação de Conformidade Inmetro, que deve estar sempre visível na embalagem do produto.
O selo é a principal evidência de que o brinquedo passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação.
Além do selo, é fundamental que o consumidor observe a faixa etária do brinquedo. Não compre brinquedos fora da faixa etária da criança e nem deixe que ela brinque com produtos que não estão dentro da sua indicação de idade, isso pode ser muito perigoso.