8,5 mil postes com fiação irregular em Florianópolis foram notificados pela Celesc desde Julho

8,5 mil postes com fiação irregular em Florianópolis foram notificados pela Celesc desde Julho
Foto: PMF/Divulgação

A Celesc e a Prefeitura de Florianópolis intensificaram o combate às fiações irregulares. Desde julho, existe o Protocolo de Cooperação Técnica, firmado entre as partes e as empresas de telecomunicações. Em pouco mais de quatro meses, a Celesc notificou 8,5 mil postes e retirou mais de oito toneladas de fios obsoletos.

Apesar da Celesc ser a agência responsável pela fiscalização, quem tem a função de retirar é a empresa de telecom responsável pela fiação. “A gente tem um certo receio em mexer nessas redes, em colocar a mão ali, porque não sabemos o que está ativo e o que está obsoleto. Então, as próprias operadoras deveriam remover”, destaca André Mina, gerente da Divisão de Compartilhamento de Infraestrutura da Celesc.

Em casos de urgência, uma equipe de plantão pode realizar a retirada. A ação contínua busca regularizar e limpar a rede compartilhada, eliminando fios clandestinos, fora dos padrões técnicos ou desativados. Em situações mais críticas, os técnicos realizam a retirada dos cabos para garantir a segurança pública e melhorar a qualidade do serviço.

Desde a assinatura do protocolo, em 4 de julho, técnicos da Celesc executam operações semanais. Além disso, a prefeitura apoia com caminhões e equipes para remover os cabos, enquanto a Guarda Municipal organiza o trânsito durante os trabalhos.

As notificações da Celesc são o resultado de denúncias recebidas pela Companhia por meio dos canais de atendimento e da Ouvidoria, enquanto os locais das ações são definidos pela prefeitura.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%