Nesta quinta-feira (7), é celebrado o Dia da Independência, um dos principais acontecimentos históricos e um marco para o exercício da cidadania no Brasil. Há 201 anos, em 1822, Dom Pedro de Alcântara de Bragança, príncipe regente do Brasil na época, proferiu o célebre grito “Independência ou morte!”, às margens do Rio Ipiranga.
O desfile cívico em Florianópolis aconteceu na avenida Beira-Mar Continental, no bairro Estreito, e contou com a presença de cerca de cinco mil pessoas, entre estudantes das escolas da rede pública do município, crianças do projeto Bairro Educador, de todos os envolvidos nas forças armadas e de segurança. Além disso, o governador do Estado, Jorginho Mello e o prefeito em exercício de Florianópolis, João Cobalchini, estiveram presentes.
O evento teve início com a banda da Polícia Militar de Santa Catarina, que cantou o hino nacional e o hino da bandeira e do acendimento do fogo simbólico, com o ex-atleta Paulo André Jukoski da Silva, conhecido como Paulão, campeão olímpico de vôlei em 1992, e presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).
Após a cerimônia inicial, o desfile seguiu a pé e depois de forma motorizada e também a cavalo. Segundo o repórter Bernardo Ebert, da Jovem Pan News, não houve nenhum protesto no local.