Em reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa realizada nesta quarta-feira (20) as operadoras de telefonia móvel TIM, Vivo, Claro e Unifique garantiram que Florianópolis será uma das primeiras capitais brasileiras a receber o 5G, a partir de 31 de julho.
Os representantes das operadoras presentes na reunião garantiram todo empenho para implantar o 5G na capital. Segundo Marcos Lichtblau, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, em entrevista concedida ao programa Ligado na Cidade, a chegada do 5G pode auxiliar na democratização do acesso à internet, chegando em locais de difícil acesso. “Uma alternativa que estamos avaliando é a instalação nas luminárias dos postes. Essas luminárias podem acomodar antenas de 5G. Além da vantagem de baixar um filme mais rápido ou jogar um jogo de forma mais interativa, nós vamos efetivamente ter uma democratização muito grande do acesso à internet para a população, especialmente em áreas onde o sinal não chega, como em periferias e morros”, destaca o superintendente.
Caso as antenas sejam implantadas em uma área de preservação ambiental será necessário uma licença ambiental para a instalação. “Nós temos a possibilidade de colocar essas antenas em espaços alternativos e próximos desses lugares, não precisamos colocar justamente nesses lugares onde o licenciamento é mais complicado”, afirma Marcos Lichtblau.
Para que isso aconteça, deve ocorrer a edição de decreto regulamentando a implantação de seis estações rádio base (ERBs) e a limpeza da faixa de 3,5GHz (faixa principal da nova rede móvel) até o final de junho.
Confira o Cronograma da Anatel para a implementação do 5G:
Até 31 de julho de 2022: para capitais e o Distrito Federal
Até 31 de julho de 2025: para cidades com mais de 500 mil habitantes
Até 31 de julho de 2026: para localidades com mais de 200 mil pessoas
Até 31 de julho de 2027: para municípios com mais de 100 mil habitantes
Até 31 de julho de 2028: para metade dos municípios com mais de 30 mil habitantes
Até 31 de julho de 2029: para municípios com mais de 30 mil habitantes
Até 31 de dezembro de 2029: municípios abaixo de 30 mil habitante