5G será instalado antes do previsto em Florianópolis e em outras três Capitais brasileiras

Foto: Christoph Scholz/ Flickr

O 5G, a quinta geração de internet móvel, será implementado em Florianópolis a partir da próxima segunda-feira (22). Além da capital catarinense, outras três terão a tecnologia a sua disposição a partir da próxima semana. Para a instalação resta uma autorização, que deverá ser concedida em uma reunião do Gaispi (grupo coordenado pela Anatel para acompanhar a tecnologia) marcada para esta quinta-feira (18).

Além disso, serão feitas também duas atividades de “limpeza” da faixa de frequência 3,5 GhZ, a que vai receber a tecnologia, uma delas essencial para a implementação do serviço. Trata-se da instalação de filtros por empresas que operam via satélite para que a nova tecnologia não interfira em atividades de transmissão e de recepção.

A expectativa era que todas as capitais brasileiras recebessem a tecnologia até o fim de setembro, mas por conta de atraso na entrega de equipamentos, foi recomendada a prorrogação em até 60 dias para a implementação em algumas cidades. Prorrogação que ainda não foi aprovada pelo conselho diretor da Anatel.

Como as cidades que irão receber a tecnologia na segunda-feira não estavam entre as que deveriam estender o prazo para a implementação, já era esperado que elas divulgassem a instalação em breve.

Com a ativação do sinal em Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória, serão atualmente 12 capitais com a tecnologia operante. O 5G já funciona em Brasília, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%