32 bombeiros catarinenses estão no RS para atender ocorrências em áreas afetadas pelas fortes chuvas

32 bombeiros catarinenses estão no Rio Grande do Sul para atender ocorrências em áreas afetadas pelas fortes chuvas
Foto: CBMSC/Divulgação

Santa Catarina enviou 32 militares do Corpo de Bombeiros para o Rio Grande do Sul atuando em apoio à corporação gaúcha nos atendimentos à população atingida pelas fortes chuvas. Durante a madrugada, o governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública no Estado.

Os catarinenses foram para as diversas zonas de desastre com 11 embarcações e 10 viaturas 4×4, além de equipamentos para ocorrências de deslizamentos.

Eles estão na área do vale do Taquari, região que teve um alerta de evacuação imediata há cerca de 10 horas.

“A gente sabe o que é enfrentar um cenário adverso assim e que toda ajuda é necessária. Por isso determinei o envio urgente de auxílio. Vamos prestar todo o nosso apoio. Nossa Defesa Civil e nossas Forças de Segurança são preparadas pra atuar nessas circunstâncias”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A SDC (Secretaria da Proteção e Defesa Civil) foi o órgão designado pelo governador para mobilizar e integrar as forças governamentais nessa ajuda humanitária.

“Ainda que nosso estado esteja em alerta para a chegada dessa chuva que hoje castiga o Rio Grande do Sul, não poderíamos deixar de levar nosso apoio aos irmãos gaúchos, e nos mantermos vigilantes e preparados para atender também os catarinenses. Por isso, em conversa com o governador Jorginho Mello, enviamos helicópteros, viaturas, embarcações e 34 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar para o Rio Grande do Sul”, detalhou o coronel Fabiano de Souza, secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil.

Os militares do CBMSC se concentraram às 4h desta quarta no quartel do município de Araranguá, onde receberam instruções para o deslocamento até o município de Lajeado, no Rio Grande do Sul. Lá, irão compor o SCO (Sistema de Comando de Operações) para a resposta ao evento adverso enfrentado.

Foram empenhados bombeiros militares das equipes de FT (Força-Tarefa) dos municípios de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, São José e Balneário Camboriú.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%