Nesta semana, dois novos odontomóveis, carros adaptados para serviços odontológicos, entraram em operação em São José, na Grande Florianópolis. Eles serão utilizados para melhorar a cobertura de atendimento do público em idade escolar.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, 31% dos mais de cinco mil alunos da rede precisam de atendimento odontológico. As unidades móveis são clinicamente adaptadas, equipadas com uma estrutura completa, incluindo cadeira odontológica garantindo um atendimento eficiente e de qualidade.
A secretária da saúde do município, Sinara Simioni, destaca que essa medida mira, principalmente, aqueles alunos cujos pais não podem levar a uma unidade de saúde.
“Essas unidades vão fazer esses tratamentos nas escolas porque na maioria das vezes os pais não conseguem levar a criança, tem a questão de trabalho, de horário, então para poder dar um tratamento e trazer saúde a essa criança, esse primeiro momento vai ser para atender essas crianças que passaram pelos odontólogos nas escolas”, afirma.
Com as duas novas unidades móveis, a Secretaria de Saúde de São José pretende atender cerca de 400 crianças por mês. Além do cuidado direto por meio dos atendimentos, o trabalho em parceria com as escolas ajudará a conscientizar as crianças sobre a importância da higiene oral.