A Jovem Pan News Florianópolis realizou na noite de quarta-feira (7) a segunda edição do Painel Floripa do Futuro. Desta vez, os temas debatidos foram Saneamento Básico, Mobilidade Urbana e Segurança. Grande nomes da cidade se encontraram na sede da Acif (Associação Empresarial de Florianópolis) para participar desse debate.
No tema Saneamento Básico, um dos mais debatidos há anos no município, a diretora de soluções para a cidade da Acif, Luiza Mendes, afirmou que o principal pilar para a evolução do saneamento básico é a consciência das pessoas e das partes envolvidas.
“É um foco que a gente tem que ter. Já vem desde o debate do Plano Diretor, é uma demanda que a cidade pede muito e a gente tem levantado essa bandeira para levantar a discussão. Eu gosto de reforçar que o saneamento básico ele vem muito a partir da consciência. Temos muito a evoluir a respeito do saneamento básico em Florianópolis”, destacou.
Já no debate sobre mobilidade urbana, o aumento da competitividade do transporte coletivo em relação aos automóveis particulares foi apontado como a melhor solução. Cassio Taniguchi, diretor de Planejamento e Mobilidade do Floripa Sustentável, citou a criação de BRTs (Bus Rapid Transit) e VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) como a principal fórmula para a evolução
“O que precisa é um transporte porte público realmente competitivo. Não adianta colocar ônibus se o tempo de viagem por ônibus demora mais que o automóvel. Se não tiver essa competitividade com o automóvel, não vai funcionar”, ressaltou.
O Painel Floripa do Futuro volta a acontecer no dia 14 de Agosto.