
Celebração da Procissão do Senhor dos Passos acontece nos dias 16 e 17 março em Florianópolis. Evento integra calendário de aniversário de Florianópolis e já figura entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA) e das homenagens ao Padre Cicero, em Juazeiro do Norte (CE).
Foi realizado na manhã desta terça-feira (27), o lançamento oficial da Procissão Senhor dos Passos, na Capela Menino Deus, anexa ao Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis.
Há 258 anos a Procissão do Senhor Jesus dos Passos mantém-se como uma das maiores festas de fé e de religiosidade popular de Santa Catarina. Ela está ligada à tradicional Irmandade que lhe dá o nome e ao Imperial Hospital de Caridade, que se constitui no braço social e assistencial da bicentenária instituição. Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a Procissão mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. A edição deste ano acontecerá neste final de semana, dias 16 e 17 de março.
A festividade se iniciou em 1766, dois anos após uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS) ter atracado na Ilha do Desterro, trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.
A Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006, e também tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde setembro de 2018.
Segundo levantamentos históricos, a Procissão Senhor dos Passos já figura entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), e das homenagens ao Padre Cicero, em Juazeiro do Norte (CE), o que enche de orgulho os fiéis de Santa Catarina. Esse é o principal motivo de tanta dedicação e fé, para todos os membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.
A expectativa dos organizadores é reunir mais de 60 mil pessoas nas celebrações de 2024. Este ano a Procissão também integra a programação oficial do aniversário de Florianópolis.
A coordenadora da Procissão Senhor dos Passos, Rita Peruchi, destaca a importância da população continuar se engajando com a tradição. “Estamos esperando mais de 60 mil pessoas este ano”, diz.
Pagadores de promessa
A partir do dia 11 de março os fiéis que desejarem alugar as roupas como pagadores de promessa devem se dirigir à Capela Menino Deus, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O aluguel custa R$10.
Procissão terá capelão estreante
A 258ª edição da Procissão do Senhor do Passos tem um importante personagem: o atual capelão da Irmandade do Senhor dos Passos e do Imperial Hospital de Caridade, padre Ednardo Serafim de Souza.
Essa será a primeira vez que o capelão estará à frente do evento e ele considera a oportunidade uma benção divina.
“Temos uma grande responsabilidade no acolhimento aos nossos peregrinos. E gostaria de destacar dois fatos muito importantes: a participação dos jovens e o resgate das mulheres na nossa Procissão. A irmandade sem a perspectiva juvenil enfraquece a perspectiva de futuro e temos que falar cada vez mais da acolhida desse jovem para que possamos perpetuar. O outro ponto é sobre as mulheres. Nossa procissão começou com uma mulher e ao longo dos anos foi-se criando esse hiato. Nossa missão este ano é fazer com que as mulheres estejam presentes, acompanhando e protegendo as imagens ao longo do trajeto. O papa tem insistido na acolhida das mulheres e aqui não será diferente”, aponta.