11 aves foram capturadas na última quarta-feira (20) pela Polícia Civil e o IMA (Instituto do Meio Ambiente) na casa da família de Luna Nathielli Bonett, menina de 11 anos morta pela mãe em Timbó, no Vale do Itajaí.
Segundo o IMA, alguns dos animais eram silvestres e, por isso, são protegidos por lei. Foram encontrados uma arara, dois papagaios-de-peito-roxo, dois papagaios-verdadeiros e dois tiribas, que foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis.
Além disso, dois periquitos-australianos e dois canários belgas foram levados a um empreendimento licenciado pelo IMA, na região da ocorrência. De acordo com o biólogo Christian Raboch, essas aves são consideradas exóticas, já que vêm de outras regiões.
Em comunicado divulgado na segunda-feira (18), a Polícia Civil informou que os animais estavam sendo cuidados por vizinhos. A mãe de Luna, Tania Cristina da Silva Bonet, e o padrasto estão presos preventivamente desde sábado (16)
A morte da vítima, de 11 anos, foi constatada na madrugada de quinta-feira (14), mas a polícia informou que a menina começou a apanhar um dia antes. No depoimento, a mãe, Tania Cristina da Silva Bonet, também disse que deu banho e colocou a criança para dormir após agredi-la.