Praias catarinenses apresentam pequena melhora nas condições de balneabilidade

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) segue monitorando a balneabilidade do litoral de Santa Catarina. A mais recente pesquisa, apontou 123 pontos próprios para banho dos 237 verificados. Na análise anterior, eram 121 praias limpas para os banhistas. Os dois locais que passaram de impróprio para próprio ficam na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Dos 87 pontos analisados, 43 estão adequados para os banhistas (49,43%).

Confira o relatório atualizado

O monitoramento é feito em 27 cidades do litoral, e em mais de 100 praias e balneários do sul ao norte de Santa Catarina. A pesquisa contempla os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

As placas que indicam se um ponto está próprio ou impróprio são trocadas regularmente pelos Bombeiros. Algumas vezes, a identificação de balneabilidade é pichada, o adesivo arrancado, a placa retirada do local ou até trocada de forma irregular e criminosa. O monitoramento para a troca de placas é feito pelo Instituto do Meio Ambiente.

O IMA reforça a solicitação aos banhistas para que acessem o site: balneabilidade.ima.sc.gov.br ou o aplicativo Praia Segura para buscar a situação atualizada de cada ponto monitorado.

Atos de vandalismo são crimes ambientais previstos na Lei nº 9.605/98, pois omitem uma informação de utilidade pública que tem o objetivo de cuidar da saúde da população.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%