O prefeito Topázio Neto (PSD) lançou o programa “Pacto pelo Saneamento na Educação” em Florianópolis. A iniciativa foi desenvolvida pela Coordenadoria de Direitos Humanos, através da Assessoria de Políticas Públicas para Infância e Juventude e outros órgãos. O objetivo é orientar os alunos da rede pública e particular de ensino sobre a importância do saneamento básico e promover boas práticas para a melhoria da qualidade ambiental da cidade.
As aulas do programa serão realizadas nas terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 7h. Entre os conteúdos abordados estão: “O que é saneamento básico e qual sua importância”, “Saneamento básico e você: como posso ajudar a melhorar Floripa“, “Práticas adequadas para um bom saneamento básico” e “Impactos e índices e resultados de saneamento básico adequado”. Além disso, serão realizadas visitas técnicas ao Sistema de Água e Esgoto (SAE) da Habitasul para que as crianças e adolescentes possam aprender de forma lúdica como funciona a estação da cidade.
“Estamos levando para as escolas do 4º ao 9º ano, nas escolas públicas e privadas, a cultura do saneamento. A cultura se cria por informação, pois ninguém preserva aquilo que não se conhece. (…) As escolas que quiserem participar do programa é só procurar a prefeitura. Estamos inaugurando uma nova fase que é levar conhecimento e ajudar na preservação”, diz o prefeito Topázio Neto.
O programa “Pacto pelo Saneamento na Educação” é uma importante iniciativa para conscientizar os jovens sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente. Além disso, a parceria entre diferentes órgãos públicos demonstra a importância da união de esforços para a realização de ações efetivas em prol da cidade. Espera-se que o programa tenha um impacto positivo na educação e conscientização dos jovens de Florianópolis.
“O programa tem como objetivo levar o conhecimento do saneamento básico de ponta a ponta para crianças e jovens. A cada 1 dólar investido em saneamento economizamos 4 dólares na saúde. Todos os parceiros das entidades jovens abraçaram o projeto estão comprometidos por uma floripa melhor”, diz Samuel Vidal, coordenador de Políticas Públicas para Infância e Juventude da prefeitura.