Clássico 453 deste sábado no Orlando Scarpelli coloca em disputa rivalidade centenária no Catarinense

Clássico 453 deste sábado no Orlando Scarpelli coloca em disputa rivalidade centenária no Catarinense
Barroca está garantido no comando azurra. Foto: Leandro Boeira/Avaí FC

O Estádio Orlando Scarpelli será o palco neste sábado (17), às 16h30min, do clássico 453, válido pela nona rodada do Campeonato Catarinense 2024. Pela procura de ingressos e rivalidade, vamos ter a casa cheia e uma novidade: a presença do VAR, garantia a mais para a arbitragem FIFA de Ramon Abatti Abel.

O regulamento permite solicitar VAR, com as despesas para as duas equipes solicitantes. E foi no encontro das duas diretorias que se reuniram na noite da última quinta-feira, na Cantina Zabot, que definiram algumas decisões e estreitaram ainda mais a relação, uma demonstração de que estão juntas para o crescimento do futebol da capital.

Quem chega melhor para o confronto? O Figueirense está à frente do Avaí, 12 pontos contra 11 do coirmão e vem de vitória sobre o Nação fora de casa, enquanto o Leão da Ilha perdeu em casa para o Criciúma por 3 x 2.

Encontro das duas diretorias para reforçar laços de amizade no clássico Foto: Divulgação

O alvinegro apresenta estrutura coletiva mais sólida por conta do trabalho do técnico João Burse. Faz poucos gols, mas também tem a defesa menos vazada da competição. O Avaí tem dificuldades para equilibrar defesa e ataque, faz muitos gols, mas tem a segunda defesa mais vazada da competição. Barroca terá os desfalques de Giovanni e Hygor por lesão, ausências importantes.

Clássico não tem favorito, mas um encontro como este sempre mexe com a paixão do torcedor e com a cidade. Um confronto que acumula muitas histórias ao longo do centenário do clássico a ser completado no próximo dia 13 de abril, data do primeiro jogo em 1924, vitória alvinegra por 4 x 3.

Na história, o Figueirense tem 160 vitórias, 145 empates e 147 derrotas. O Figueira marcou 567 gols contra 604 do Avaí. No Estádio Orlando Scarpelli, palco do jogo, foram 62 vitórias do Figueirense, contra 42 vitórias do Avaí e 62 empates.

Clássico 453 deste sábado no Orlando Scarpelli coloca em disputa rivalidade centenária no Catarinense
Alisson, destaque do Figueirense Foto: Patrick Floriani/FFC

Há muitos questionamentos a respeito do trabalho do técnico Barroca e de sua continuidade em caso de derrota no clássico. O técnico não corre risco, mesmo perdendo o clássico. Pelo menos foi o que assegurou o executivo de futebol Eduardo Freeland, após coletiva esta semana. Seria um erro do Avaí uma eventual troca de comando. O Avaí está com a classificação encaminhada e o importante é chegar bem no momento de decidir a competição. Barroca vai encontrar o equilíbrio, melhorar as escolhas e tem qualidade para isso no elenco.

O Figueirense divulgou o preço dos ingressos para o clássico. Preços normais para um jogo importante. Bom lembrar que a renda é dividida, tiradas as despesas. O clube vai cobrou R$ 80,00 para os visitantes, com R$ 40,00 para a meia entrada. Os 1993 ingressos para a torcida azurra foram esgotados até esta sexta-feira.

Há muita preocupação com os números do Avaí, que tem a pior defesa do Catarinense. Porém, tem o melhor ataque. O Leão da Ilha está com a classificação encaminhada, mas o torcedor não se conforma com tanta facilidade para os adversários. São erros acumulados e gols incríveis. Até o goleiro Igor Bohn tem falhado. Na derrota para o Criciúma ficaram evidentes as fragilidades azurras. Distância entre as linhas e ausência de trabalho coletivo mais apurado. Barroca precisa encontrar soluções, melhorar a distância entre as linhas e não ceder tantos espaços ao adversário.

O Figueirense está mais tranquilo com sua posição, praticamente classificado. João Burse deu entrevista esta semana, falou do trabalho e evitou aprofundar detalhes, disse que será um confronto difícil, por ser clássico, onde há um clima diferente.

Burse iniciou a pré-temporada em 11 de dezembro e colhe os frutos agora de um melhor entrosamento e condição física. Alterou a forma de jogar, com uma postura mais acadêmica equilibrada em todos os compartimentos.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%